TERMO DE COMPROMISSO PREFEITO AMIGO DO TURISMO

 

O Movimento Supera Turismo Brasil busca sensibilizar os candidatos a Prefeito, para que apostem na forma mais rápida de gerar emprego e renda nos seus municípios. Ou seja: apostem no Turismo. Com pouco investimento, é possível criar atrativos ou aumentar aqueles já existentes. Vale lembrar que o Turismo representa 8% do PIB nacional, gera 7 milhões de empregos e mexe com toda a cadeia produtiva – bares, restaurantes, hotéis, pousadas, transportes, comércio em geral e uma lista enorme de serviços relacionados.

 

É com base nessas evidências que o Movimento Supera Brasil Turismo lança a campanha ‘Prefeito Amigo do Turismo’. Um convite para uma tomada de posição, que sugere uma visão criativa e um jeito viável de movimentar a roda da economia. Trata-se, em resumo, de um termo de compromisso assumido, para o mandato todo, capaz de criar alternativas ainda pouco exploradas. O Turismo pode proporcionar ampliação das receitas diretas e indiretas, gerar desenvolvimento local e assegurar mais autonomia e liberdade de escolhas para o seu município.

 

A vacina vai chegar, a pandemia vai passar e uma coisa é certa: o desejo de viajar não vai passar. E só tende a aumentar.

 

PREFEITO AMIGO DO TURISMO

 

Como prefeito amigo do turismo, assumo o compromisso de:

 

  • Ter equipe dedicada ao setor (Secretaria Municipal de Turismo), ocupada por um gestor selecionado de acordo com sua capacidade técnica e com orçamento destacado para essa ação.

 

  • Criar e fortalecer o Conselho Municipal de Turismo, com a participação representativa dos diferentes segmentos do setor.

 

  • Construir um Plano Municipal de Turismo adequado à realidade local; fortalecer a identidade turística local; entender a oferta turística como o conjunto que compreende equipamentos, bens e serviços, além do caráter artístico, cultural, social - entre outros atrativos com potencial de despertar o interesse do turista.

 

  • Planejar divulgação turística adequada à realidade do município.

 

  • Criar um ambiente de negócios propício para atrair novos investidores, fomentar o empreendedorismo local e estimular os diversos segmentos do turismo identificados no município.

 

  • Sensibilizar alunos e professores a desenvolverem atividades acadêmicas sobre os vários atrativos turísticos regionais, por meio da realização de palestras, workshops, oficinas, viagens, concursos, premiações - entre outras iniciativas que elevem a autoestima e construam a cidadania.

 

  • Investir em capacitação, qualificação e formação de profissionais e prestadores de serviços turísticos, para bem-receber os visitantes.

 

  • Abrir diálogo com os prefeitos das cidades da mesma região, para estimular a criação de roteiros regionais e iniciativas promocionais cooperadas.

 

  • Elaborar medidas e políticas, a fim de inserir a atividade turística de forma sustentável, fazendo o turismo um meio de desenvolvimento.

 

  • Entender o papel do gestor público quanto à atividade turística: planejar a atividade turística; estabelecer resoluções de acordo com a lei, entender o turismo como vetor de desenvolvimento, além de incentivar o setor privado.

 

  • Manter a população sempre bem informada e engajar as lideranças locais via conselhos municipais de turismo em ações de promoção voluntária do destino.

 

  • Investir em limpeza pública, sinalização turística, serviços públicos de saúde, acesso e conectividade, infraestrutura e recursos humanos. Envolver a comunidade e o setor privado na implantação desta atividade e motivar ações que permitam a interação da atividade com demais setores da economia local.

 

  • Para qualquer tomada de decisão, lembrar que a melhor cidade para o turista é aquela que é boa para o cidadão e vice-versa.

 

  • Caso seja eleito, me comprometo a ser um  ‘Prefeito Amigo do Turismo’ durante toda a gestão. 

 

  • Mobilizarei vereadores e a sociedade civil organizada para unir forças e executar as ações promocionais do destino, incluindo as campanhas do Movimento Supera Turismo Brasil, tendo como exemplo o “Guia do Viajante Responsável”.

 

 

PREENCHA O FORMULÁRIO DE COMPROMISSO COM O MOVIMENTO SUPERA TURISMO

Candidatos Amigos do Turismo que assinaram o termo

 

CANDIDATO A PREFEITO:                                                                                            
Osnei Stadler, Prudentópolis - PR                                            
Gustavo Marques de Oliveira, Formosa - GO   
Italo Caldas Ferreira, Parnaíba - PI
Emilio de Paiva Jacinto, Corumbá de Goiás – GO
Kaká Andrade, Canindé de São Francisco – SE
Claudia Martins Bastos, Dores do Rio Preto – ES
Fernando Sergio Lira Neto, Maragogi – AL
Cícero José Pinheiro Filho, Porto Murtinho – MS
Reginaldo da Costa Stokler de Assis, Porto Murtinho – MS
Diogo Grazziotin Dutra, Bom Jesus – RS
Carlos Eduardo Martins Torres, Ipu – CE
Adriano Silva, Joinville – SC
Juarez Pereira Dias, Caieiras – SP
Txai Silva Costa, Nove Era – MG
Darci de Matos – Joinville - SC 
Rafael Luiz Pavarini de Camargo, Limeira - SP


CANDIDATO A VEREADOR

Meire Laurentino de Melo, Itatiba - SP
Ana Claudia Bitencourt Claudino, Porto Alegre – RS
Fernando Mundim, Cristalina – GO
Professor Mário Patriota, Belo Horizonte – MG
Fabricio Blanco Castanho, Bragança - PA